@article{DED, author = {Marcia Hernandez}, title = { De quantas formas posso contar uma mesma história? (Ou a experiência de criar um canal no Youtube)}, journal = {Devir Educação}, volume = {2}, number = {1}, year = {2018}, keywords = {}, abstract = {O presente ensaio apresenta a trajetória e analisa os resultados da criação do canal “Histórias para criança†no YouTube, fruto de uma pesquisa temática artÃstica sobre contação de histórias intitulada “Era uma vez uma história contada outra vez: educação, memória, imaginação e criaçãoâ€. Identificou-se que os contos clássicos universais como “Os três porquinhos†de Joseph Jacobs e “Chapeuzinho Vermelho†escrito pelo francês Charles Perrault e divulgado pelos Irmãos Grimm, continuam sendo os mais procurados e assistidos pelas crianças. Diante desta constatação, buscou-se encontrar outras formas de se contar a mesma história, explorando materiais como objetos, tecidos, percussão corporal, lançando mão de recursos oriundos da dança, do teatro e do trabalho com clown. A abertura do canal e seu uso dentro da formação inicial e continuada de professores de educação infantil tem colaborado para a ampliação do repertório destes profissionais e para a desmistificação do uso das tecnologias em sala de aula.}, issn = {2526-849X}, pages = {5--18}, doi = {10.30905/ded.v2i1.59}, url = {http://lppi.ded.ufla.br/revistaded/index.php/DEVIR/article/view/59} }