O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word,(.doc ou .docx.)
  • Declaração de Direito Autoral
    Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista DEVIR EDUCAÇÃO o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Em caso de co-autoria incluir os co-autores na Etapa 3 , em "Inclusão de metadados" , campo: " lista de contribuidores - "incluir contribuidor". Em seguida, ordene os nomes dos autores conforme estabelecido pelos autores e co-autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Declaração de Privacidade:
    Os nomes e endereços utilizados nesta revista serão usado exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
  • A DEVIR EDUCAÇÃO oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, em formato PDF, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando democratização mundial do conhecimento.
  • Qualquer suspeita de plágio,incluindo nessa categoria também a republicação de texto sem comunicação prévia ao Corpo Editorial da DEVIR EDUCAÇÃO sua anuência – deve ser comunicada ao Corpo Editorial da DEVIR EDUCAÇÃO, para que seja averiguada e, caso comprovada, tomadas as providências cabíveis.

    Qualquer pessoa – autor, leitor ou parecerista – que suspeite da ocorrência de plágio dentro do periódico deverá entrar em contato conosco através do e-mail: devir.ded@ufla.br

 A revista Devir Educação  estabelece  para o recebimento de originais de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas, as seguintes normas editoriais


Colaborações


Modalidades contempladas:


Artigos
Entrevista
Dossiê temático
Resenhas


Criação em meio digital


 


Diretrizes para Autores


Os textos poderão ser apresentados em Língua portuguesa, inglesa e espanhola. Os textos em Língua Portuguesa deverão estar conformidade com o Novo Acordo Ortográfico.


1- A revista recebe artigos e inéditos, de caráter científico, fundamentados em pesquisas. Em caso de  textos já publicados, é necessário que o autor indique as publicações anteriores em "Comentários  ao Editor", quando da submissão.


2- As colaborações para análise deverão ser obrigatoriamente, remetidas por meio da plataforma  OJS  ou seja, o autor deve se cadastrar na revista como usuário.


3- As colaborações enviadas pelos autores não devem conter dados relativos à autoria do texto. Tais dados devem ser cadastrados somente no momento do cadastro.


4- As colaborações que não respeitarem este procedimento, bem como as normas que abaixo seguem, não serão submetidas para análise do Conselho Consultivo.


5- As colaborações recebidas serão submetidas à apreciação de, pelo menos, dois membros do Corpo de parecerista e/ou do Conselho consultivo dentro de suas especialidades. 


6- Tanto as colaborações recusadas quanto as aceitas serão comunicadas, sob a forma de anonimato dos pares avaliadores, por e-mail, aos autores.


7- O Conselho Consultivo da revista e a Equipe Editorial reservam-se o direito de não comentar os motivos nos casos de recusa.


8- A Equipe Editorial reserva-se, também, o direito de devolver originais, quando necessário, para correções ou modificações de ordem temática e/ou formal.


9- As resenhas submetidas devem versar a respeito de livros publicados recentemente e que  estabeleçam relação com o Foco e Escopo da revista. Consideram-se recentes livros publicados há, no máximo, três anos para editoras nacionais e estrangeiras.


Autoria:


a. Possuir título de mestre ou doutor ou estar cursando doutorado ou mestrado;


c. Mestrandos e doutorandos devem assinar o texto em coautoria com um doutor na área privilegiada pela Revista, de preferência seu/sua orientador(a) ou com um doutor cuja pesquisa dialogue com a área contemplada pela DEVIR EDUCAÇÃO.


d. Cada autor só poderá submeter 1 (um) único artigo por edição, inclusive em caso de coautoria;


d. Autores que tiveram artigos publicados na Devir Educação terão de esperar o período equivalente a  1(uma) edição, a contar da edição posterior àquela na qual foi publicado seu artigo, para publicarem novamente na revista.


 Configurações textuais:


 Os textos a serem apresentados devem ter a forma e dimensão que permitam sua inserção nas seguintes seções


 1-  Artigos: Texto resultante de pesquisa acadêmico-científica (bibliográfica, documental, experimental, artístico) destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados  na pesquisa e resultados alcançados.


 2-  Dossiê Temático: Texto (artigo ou ensaio) resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental, artístico) destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados pelo tema especificado do dossiê em pauta.


 3-  Entrevistas:  Texto que transcreva uma entrevista sobre um tema adequado ao foco e escopo da revista.


 4-  Resenhas:  Texto que apresente uma apreciação crítica de livros publicados nos últimos dois anos, no caso de publicações nacionais, e de três anos no caso de publicações estrangeiras. O autor da resenha deve desenvolver uma apreciação crítica, ressaltando pontos  fortes e  fracos, a contribuição para o campo do conhecimento no qual a obra se situa - máximo 05 laudas.


Os textos em língua portuguesa deverão ser redigidos conforme normas de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR 6023. Poderão estar formatados em .doc ou .docx. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração:


 


Acesse o template (é necessário estar logado em seu perfil)


CONFIGURAÇÃO DA PÁGINA


Margens superior e esquerda: 2,5 cm
Margens inferior e direita: 2,5 cm


Formato de papel: A4


CONFIGURAÇÃO DO TEXTO


de 25.000 a 55.000 caracteres com espaço


Fonte:


Times New Roman, fonte 14 - T´ítulo em português -  Times New Roman, fonte12 - texto do artigo e titulo em inglês


TÍTULO EM PORTUGUÊS:


(fonte 14 Times New Roman) centralizado, negrito)


SUBTÍTULO EM PORTUGUÊS


 (fonte 14 Times New Roman, centralizado, negrito)


 1 ESPAÇO DE 1,5


 


TÍTULO EM INGLÊS: (fonte 12 Times New Roman, centralizado, negrito)


SUBTÍTULO EM INGLÊS (fonte 12 Times New Roman, centralizado, negrito)


 


EXEMPLO:  


A LEITURA LITERÁRIA: OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO PELA LEITURA


 1 ESPAÇO DE 1,5


 Nome do autor alinhado à direita.


Fonte: 12 e Nota de rodapé Fonte: Times New Roman, 10 -  instituição de origem, cidade, país, e email para contato.


Nome do coautor: logo abaixo do nome do autor, alinhado à direita.


Fonte: 12 e Nota de rodapé Fonte: Times New Roman, 10 -  instituição de origem, cidade, país, e email para contato.


1 ESPAÇO DE 1,5 


Resumo (Times New Roman, 12) – 1 espaço simples,  justificado, sem recuo


1 Espaço simples


Resumo do artigo, 100 a  250 palavras no máximo. Resumo do artigo, 100 a  250 palavras no máximo. Resumo do artigo, 100 a  250 palavras no máximo. Resumo do artigo, 100 a  250 palavras no máximo. Resumo do artigo, 100 a  250 palavras no máximo. Resumo do artigo, 100 a  250 palavras no máximo. Resumo do artigo. Resumo


1 Espaço simples


 Palavras-chave (Times New Roman 12 ): de 3 a 5 palavras, separadas por ponto e vírgula.  


2 Espaços simples


 Abstract (Obrigatoriamente em língua inglesa) -  (Times New Roman, 12) -


Resumo em inglês, de 100 a 250 palavras no máximo. Abstract in english, 250 words at maximum. Abstract in english, 250 words at maximum. Abstract in english, 250 words at maximum. Abstract in english, 250 words at maximum. Abstract in English.


1 Espaço  simples


Keywords (Times New Roman, 12 ): de 3 a 5 palavras em inglês, separadas por ponto e vírgula.


2 Espaços simples


Introdução ( A PARTIR DA INTRODUÇÃO O TEXTO TERÁ ESPAÇO ENTRE LINHAS DE DE 1,5 ) 


1 ESPAÇO DE 1,5


(recuo 1,25cm) Os cabeçalhos das seções/subdivisões devem ser breves e claros. O texto do artigo deve ser estruturado preferencialmente contemplando os seguintes itens: introdução, método, resultados e considerações finais.


EXEMPLO DE INTRODUÇÃO


(recuo 1,25cm)  O presente artigo....texto,texto texto texto texto,texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto,texto texto texto texto texto


1 ESPAÇO DE 1,5


Título e Subtítulo (Sem recuo, Fonte: Times New Roman, 12, negrito, justificado, Somente a primeira letra em caixa alta (maiúscula)


EXEMPLO DE TÍTULO E SUBTÍTULO:


O Espaço literário: quais espaços pertencem ao literário


2 ESPAÇOS DE 1,5 CM


(1,25cm)  Ainda que sempre afirmado não ter um conhecimento mais que superficial dos saduceus, as negações da imortalidade da alma e da ressureição dos mortos se texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto texto-texto-texto-texto-texto-


 (1,25cm) Todavia, porém, nada referente a esses tópicos se colocava no tempo das propostas,texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto,texto-texto-texto-texto.


 2 ESPAÇOS DE 1,5 ENTRE OS SUBTÍTULOS E OS PARÁGRAFOS ANTERIORES E POSTERIORES.


Exemplo:  O que pensa Uriel sobre os judeus e cristãos.


2 ESPAÇOS DE 1,5


(1,25cm)Texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto,texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-


Citações


Citações diretas com até três linhas devem fazer parte do corpo do texto e precisam vir “entre aspas com indicação de autoria entre parênteses” (AUTOR, ano, página), SEM Itálico e SEM Negrito, com fonte idêntica à do texto.


EXEMPLO.: Para o autor “citação,citação,citação,citação,” (SILVA, 2010, p.23) texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto ,texto.


2 ESPAÇOS DE 1,5


 As citações diretas maiores do que três linhas devem ser colocadas separadas do corpo do texto por 2 espaços.  Devem ser copiadas como no texto original, com fonte Times New Roman, 11, entrelinhas simples, parágrafo justificado, com distância da margem esquerda de 4 cm.


EXEMPLO:


Sobre os mistérios do romance, o pesquisador Silva assevera que


2 Espaços de 1,5


citação,citação,citação,citação,citação,citação,citação,citação, citação, citação, citação,citação,citação,citação,citação,citação,citação,citação, citação,citação,citação,citação,,citação,citação,citação,citação, citação,


citação, citação, citaçõ, citação, citação, citação, citação, citação, citação, citação, citação, citação, citação. (SILVA, 2005, p. 13)


2 Espaços de 1,5


          Nesse sentido, texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto.texto,texto,texto,texto         


OBS.: Para indicar a supressão de um trecho de qualquer de uma citação, use [...], por exemplo: “[...] citação citação citação citação citação citação citação [...] citação citação citação citação citação citação citação citação” (AUTOR, ano, p.).


 2 ESPAÇOS DE 1,5


Quanto às imagens


No caso de haver imagens, é preciso respeitar as normas vigentes de direitos autorais. Aconselha-se a não publicação de imagens de crianças nem imagens sem autorização de uso. Tabelas, quadros ou outras ilustrações devem fazer parte do corpo do texto. Centralize esses itens e faça as suas respectivas referências logo abaixo da imagem ou do quadro ou da tabela com fonte 10, espaço simples entre a figura e a fonte


Coloque esses quadros, gráficos, mapas, entre outros, numerados, titulados corretamente e com indicação das respectivas fontes. Além disso, esses arquivos devem ter a resolução mínima de 200 dpi.


2 ESPAÇOS DE 1,5


OBS.: -Nunca termine uma seção com ilustrações ou tabelas. Procure continuar com o texto de forma a estabelecer uma ligação com o parágrafo, item ou seção seguinte.


 Referências ( sem recuo, espaço simples )


Deverão ser apresentadas ao final do texto, obedecendo as normas da ABNT (NBR-6023). Configuração do texto: (Times Fonte 12; alinhamento à esquerda, espaçamento simples, inserir 1 linha simples entre cada referência.


 Obs.: Obrigatório o Nome e sobrenome dos autores por extenso. Se o mesmo autor tiver outras obras citadas, repetir o nome completo do autor. 



  1. a) Livro: sobrenome do autor, nome completo. Título do livro em negrito, local de publicação: editora, data.


     Ex.: DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.



  1. b) Capítulo de Livro: sobrenome do(s) autor(es) do capítulo (CAIXA ALTA), título do capítulo. In: sobrenome do(s) autor(es) da obra (CAIXA ALTA), título da obra, edição, editora, ano, volume,  página.


     Ex.: MEKSENAS, Paulo. Ideologia, Intelectuais e Dogmatismo na Ciência. In: MEKSENAS, Paulo. BIANCHETTI, Lucidio. (Org.). A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e  pesquisa. 1 ed. Campinas: Papirus, 2008, v. 1, p. 47-57.



  1. c) Artigos de Periódicos: sobrenome do autor (CAIXA ALTA), nome. Título da obra, Volume, número da edição, páginas do artigo, mês de publicação, ano.


     Ex.: JANTSCH, Ari Paulo. A história continua: a formação ampliada do pequeno agricultor enquanto processo de individuação do homem universal e constituinte de um novo ser social. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 12, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2004.



  1. d) Tese/dissertação: sobrenome do autor (CAIXA ALTA) e nome. Título: subtítulo (se houver). Data de defesa. Total de folhas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) - Instituição onde a Tese ou  Dissertação foi defendida. Local, data de defesa,


     Ex.: JANTSCH, Ari Paulo. Pequeno agricultor e racionalidade educativa. 1997. 333 f. Tese  (Doutorado em Filosofia da Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP, Piracicaba, 1997.



  1. e) Artigo de jornal: Sobrenome (CAIXA ALTA), nome. Título: subtítulo (se houver). Nome do jornal, Local de publicação, pagina, data de publicação do jornal com o mês abreviado.


     Ex.: FREIRE, I. M. Espetáculo a serviço do sensível. Jornal Notícias do Dia - Caderno Plural,  Grande Florianópolis, p. 03-13, 08 ago. 2010. Disponível em: www.escrevedance.blospot.com. Acesso em: 08 ago. 2010.



  1. f)  Em meio eletrônico: sobrenome do autor (CAIXA ALTA), nome. Título: subtítulo (se houver). Nome  do periódico, local de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado. ano. <endereço  da URL>. Data de acesso:


Ex.: TORRIGLIA, Patricia Laura; DUARTE, Newton. A ciência e a produção de conhecimento na pesquisa educacional: contribuições de Maria Célia Marcondes de Moraes. Perspectiva (UFSC), Florianópolis, v. 27, n.2, dez. 2009, p. 347-374.


Disponível em:  http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/15862/pdf.2. . Acesso em: 15. Jul. 2009.                                                  


 


 


 


Atenciosamente,


Comissão Editorial


DEVIR EDUCAÇÃO


devireducacao.ded.ufla.br