O trabalho pedagógico com imagens na contramão do choque imagético

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Camila Sandim de Castro Antônio Álvaro Soares Zuin

Resumo

A produção e a disseminação das imagens audiovisuais pela indústria cultural tem se fortalecido enormemente em tempos de cultura digital. De fato, as imagens fixas e em movimento adquiriram tamanho poderio e onipotência que a interpretação crítica da palavra impressa, historicamente sedimentada, já não é mais suficiente para se relacionar efetivamente com os produtos culturais e com a construção do conhecimento. Assim, além da leitura reflexiva da palavra, a interpretação crítica da forma com que as imagens são produzidas e do conteúdo que expressam tem se tornado indispensável para o processo educativo e para a compreensão e elaboração de novos conceitos por parte de professores e alunos. Diante desse contexto, o objetivo deste artigo é refletir sobre a produção e o consumo imagético na contemporaneidade tendo como escopo discutir a utilização das imagens fixas e em movimento como possibilidade de trabalho pedagógico em sala de aula.


 


Palavras-chave: Indústria Cultural; Choque imagético; Prática docente.


 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CASTRO, Camila Sandim de; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. O trabalho pedagógico com imagens na contramão do choque imagético. Devir Educação, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 16-32, nov. 2018. ISSN 2526-849X. Disponível em: <http://lppi.ded.ufla.br/revistaded/index.php/DEVIR/article/view/102>. Acesso em: 25 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30905/ded.v2i2.102.
Seção
Artigos de pesquisa