Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica

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Rosália Maria Netto Prados Senira Anie Ferraz Fernandez

Resumo

A educação profissional brasileira na contemporaneidade contempla discursos que refletem sistemas de valores socioculturais e econômicos. O presente artigo discute o discurso que subjaz às políticas educacionais de modo a possibilitar algumas reflexões sobre Currículo e Formação Técnica. São objetivos, considerar concepções teóricas sobre educação profissional técnica, currículo, competências e habilidades, assim como descrever as relações interdiscursivas que perpassam práticas sociais e pedagógicas. A metodologia que orienta esta discussão, de abordagem qualitativa, é de estudos da linguagem na análise do discurso, enquanto percurso de produção de sentido, além de uma pesquisa descritiva que se baseia na reflexão teórica no âmbito da educação profissional. As discussões sobre o tema, qual seja, discurso político-educacional sobre o ensino profissional de nível médio, tomaram por universo empírico um currículo de Artes, de instituição pública de educação tecnológica. Os subsídios oferecidos pela semiótica tornaram possível a compreensão do processo discursivo político-educacional e das relações de linguagem pertinentes no que se refere à educação profissional e tecnológica.

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Como Citar
PRADOS, Rosália Maria Netto; FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz. Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica. Devir Educação, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 90-100, nov. 2018. ISSN 2526-849X. Disponível em: <http://lppi.ded.ufla.br/revistaded/index.php/DEVIR/article/view/104>. Acesso em: 26 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30905/ded.v2i2.104.
Seção
Artigos de pesquisa