Entre experiências e suportes: contribuições do materialismo histórico e dialético na formação do indivíduo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Custódio Jovêncio Barbosa Filho

Resumo

No trato com as experiências e suportes, este estudo buscou analisar as contribuições que a concepção materialista e dialética da história pode proporcionar, como espaços formativos de indivíduo. Tomando como aporte teórico-metodológico um estudo bibliográfico baseado em Marx e os marxistas Plekhanov (1980); Thompson (1987, 1998, 2002, 2010); Pistrak (2000) dentre outros, nos permitiu a partir desta aproximação teórica, compreender como estes autores puderam contribuir de forma significativa para dar conta da questão-problema proposta por este estudo: quais contribuições a concepção materialista e dialética da história pode proporcionar, como espaços formativos de indivíduo, nas relações existentes entre experiências e suportes? Este estudo mostrou que no percurso da história, por meio das experiências, tendo por base alguns suportes, a concepção materialista e dialética da história tem proporcionado um ótimo espaço de interação e formação para os indivíduos que se colocam em movimento de maneira, intencional, em vivenciar novas experiências que emergem nos diversos tempos e espaços em que estes indivíduos transitam.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FILHO, Custódio Jovêncio Barbosa. Entre experiências e suportes: contribuições do materialismo histórico e dialético na formação do indivíduo. Devir Educação, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 67-83, nov. 2017. ISSN 2526-849X. Disponível em: <http://lppi.ded.ufla.br/revistaded/index.php/DEVIR/article/view/45>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos de pesquisa