Histórias surpreendentes: para uma caraterização do livro lift-the-flap

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Diana Maria Martins

Resumo

Pretende-se, neste estudo, proceder a uma breve abordagem teórica de alguns livros lift-the-flap inscritos na literatura de potencial receção infantil tendo em vista uma definição/caraterização deste, a par de um mapeamento das suas potencialidades ao nível da formação de leitores e do desenvolvimento de competências de literacia. Por via da mobilização de conceitos e de matérias do domínio dos Estudos Literários, da História, da Análise e Hermenêutica Textual, elencar-se-ão as estratégias (verbais e ilustrativas) e/ou mecanismos retórico-estilísticos mais relevantes desta tipologia, demarcando-o, assim, de outras categorias também compreendidas no âmbito do livro-objeto, ou de um modo mais particular, do livro-brinquedo. Será feita uma abordagem interpretativa de um corpus exemplificativo, composto por cinco obras, todas publicadas no século XXI, tendo em vista, portanto, a definição deste (sub)género editorial e/ou literário.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MARTINS, Diana Maria. Histórias surpreendentes: para uma caraterização do livro lift-the-flap. Devir Educação, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 37-51, nov. 2017. ISSN 2526-849X. Disponível em: <http://lppi.ded.ufla.br/revistaded/index.php/DEVIR/article/view/47>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos de pesquisa