A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização vertical

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mara Regina Lemes De SORDI

Resumo

Este ensaio problematiza os modelos de avaliação externa, ranqueadores e meritocráticos, que norteiam as políticas públicas educacionais oficiais e as repercussões na forma de organização do trabalho escolar. Fomenta a reflexão sobre a multidimensionalidade do fenômeno educacional recuperando por meio de investigação desenvolvida na rede municipal de Campinas, outras qualidades existentes nas escolas e subestimadas pelas políticas de avaliação em condição de hegemonia. Por fim, reforça a relevância de processos de avaliação institucional participativa (AIP) como resposta propositiva das redes de ensino aos vieses de políticas públicas centradas em metas que desconsideram a formação humana como direito dos estudantes e dever da escola. Advoga-se em favor de novas formas de construir qualidade na escola incluindo os atores e implicando-os na consecução de metas eivadas de compromisso social.


Palavras chave: avaliação institucional; escola pública; políticas públicas, responsabilização participativa; formação humana

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SORDI, Mara Regina Lemes De. A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização vertical. Devir Educação, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 78-89, nov. 2018. ISSN 2526-849X. Disponível em: <http://lppi.ded.ufla.br/revistaded/index.php/DEVIR/article/view/80>. Acesso em: 26 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30905/ded.v2i2.80.
Seção
Artigos de pesquisa