Walter Benjamin: educação das massas, política e vanguardas artísticas. (1926-1932)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Renato Franco

Resumo

O ensaio objetiva destacar alguns aspectos da obra de Walter Benjamin que possam interessar aos educadores, com a esperança de assim contribuir para a formulação de uma pedagogia efetivamente vinculada a uma teoria crítica do presente. Nessa direção, o trabalho destaca a) as mudanças no itinerário intelectual do autor na segunda metade da década de 1920, que o levaram a se aproximar tanto das vanguardas artísticas quanto das tendências políticas revolucionárias do século XX; b) a ampliação de seus campos de interesse em virtude do contato com as vanguardas e com o marxismo; c) as mudanças em seu modo de conceber a arte, o intelectual e o escritor, e também o conceito de crítica; d) a formação de uma reflexão pioneira sobre o valor pedagógico e político da arte na era das massas, na qual os novos meios técnicos adquirem original importância.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FRANCO, Renato. Walter Benjamin: educação das massas, política e vanguardas artísticas. (1926-1932). Devir Educação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 4-16, abr. 2017. ISSN 2526-849X. Disponível em: <http://lppi.ded.ufla.br/revistaded/index.php/DEVIR/article/view/10>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos de pesquisa