Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia

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Célio Tiago Marcato Celso Luiz Aparecido Conti

Resumo

O texto traz uma reflexão sobre o que é uma escola justa  numa sociedade democrática. Dada a complexidade do tema, a opção foi abordá-lo pelo avesso, apresentando alguns elementos capazes de nos indicar o que não é uma escola justa.  E para tanto foi necessário, além de analisar o conceito de justiça, articular a ele alguns outros conceitos, como democracia, igualdade e meritocracia. E este último, em particular, serve para demonstrar o uso que se faz dele, no contexto da sociedade de mercado e de caráter neoliberal, cujos princípios se apresentam de forma muito vigorosa nos dias atuais, produzindo injustiça ao invés de justiça, no que diz respeito à distribuição dos bens sociais, incluindo aí o conhecimento, por meio da educação.

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Como Citar
MARCATO, Célio Tiago; CONTI, Celso Luiz Aparecido. Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia. Devir Educação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 66-74, abr. 2017. ISSN 2526-849X. Disponível em: <http://lppi.ded.ufla.br/revistaded/index.php/DEVIR/article/view/14>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos de pesquisa