O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rosangela Trabuco Malvestio Silva Luiz Roberto Gomes

Resumo

O objetivo deste artigo é desvelar as ideologias existentes em desenhos animados, particularmente nos aspectos concernentes ao conceito de ciência, modelo de cientistas e construção da ciência. Conforme Ela (2012) existe um modelo de ciência criado no Ocidente que determina o que é válido ou não, e que autoriza alguns a fazerem ciência ou não. Este estudo de natureza bibliográfica está pautado em autores que fundamentam a discussão. Discorre em um primeiro momento sobre o histórico da construção da Ciência Moderna e sua vinculação com a tecnologia na sociedade Industrial. Na sequência analisa o conceito de ciência veiculado por um desenho animado norte americano – Laboratório de Dexter - exibido no canal pago Cartoon Netwok. Por fim destaca a necessidade de se repensar o modelo de ciência veiculado atualmente, questionando seus métodos e as finalidades de seus resultados, não abdicando de debates e embates, levando em conta a interdisciplinaridade, o questionamento e o espírito crítico que estão na base da ciência. Ao final deste busca-se desvelar como o conceito de ciência tradicional tem sido veiculado em desenhos animado, contribuindo para formar este conceito no pensamento dos expectadores, elucidando a necessidade de repensar o conceito de ciência hegemônico, possibilitando um novo olhar nas formas de fazer ciência na atualidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVA, Rosangela Trabuco Malvestio; GOMES, Luiz Roberto. O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento. Devir Educação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 97-109, abr. 2017. ISSN 2526-849X. Disponível em: <http://lppi.ded.ufla.br/revistaded/index.php/DEVIR/article/view/16>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos de pesquisa