Por uma pedagogia da itinerância: os territórios negros como textos a serem lidos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Patrício Carneiro Araújo http://orcid.org/0000-0001-5901-945X Thiago Moreira Melo e Silva http://orcid.org/0000-0001-5706-7490

Resumo

Ao propor uma Pedagogia da Itinerância pelos territórios negros existentes na cidade como caminho para a implementação da Lei 10.639/03, partimos do pressuposto de que a cidade é um texto a ser lido e que a escola também tem a responsabilidade de cuidar desse "letramento" tão específico. Da mesma forma, acreditamos que a valorização dos territórios negros pode ser um rico dispositivo capaz de engendrar escolas cidadãs à medida que considera a cidade como educadora. Nesse sentido, escola cidadã, cidade educadora e territórios negros atuam de forma conjunta para que a história e a memória afro-brasileira sejam valorizadas e incluídas em um currículo que se pretende descolonizado. Além disso, uma Pedagogia da Itinerância pelos territórios negros existentes nas cidades apresenta-se como possibilidade de uma reparação simbólica àqueles e àquelas que deixaram sua marca nos nossos espaços urbanos de diversas formas, inclusive na composição étnico-racial da nossa população urbana e escolar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ARAÚJO, Patrício Carneiro; SILVA, Thiago Moreira Melo e. Por uma pedagogia da itinerância: os territórios negros como textos a serem lidos. Devir Educação, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 84-96, nov. 2017. ISSN 2526-849X. Disponível em: <http://lppi.ded.ufla.br/revistaded/index.php/DEVIR/article/view/22>. Acesso em: 30 abr. 2024.
Seção
Artigos de pesquisa