Comunidade Landell

ComunidadeLandell

Desenvolvimento de comunidade virtual para a inserção do blended learning na educação básica

O  trabalho propõe a criação de uma comunidade virtual de aprendizagem com base no modelo TPACK, que ofereça formação para que professores da educação básica incorporem a metodologia conhecida como blended learning em suas atividades escolares. O trabalho está alicerçado em duas dimensões. Na dimensão de pesquisa, será realizada investigação de caráter descritivo/exploratório sobre o uso de AVA na educação básica presencial, incluindo análise documental e estudo comparativo.  A análise documental, ocorreu em publicações de 2009 até 2014, sendo utilizado o portal de periódicos da Capes e o Google Acadêmico. Para o estudo comparativo fez-se a investigação de AVAs que estão disponíveis para instalação sem custo de aquisição, que apresentem código livre, ofereçam versão em português e atualizações periódicas. Sendo aplicado na avaliação o modelo interacionista/construtivista sistêmico proposto por Schlemmer e Fagundes (2001). Na dimensão de projeto de desenvolvimento, foi criada a comunidade virtual de aprendizagem denominada Projeto Landell que oferecerá orientações para diferentes usos das ferramentas e recursos; formas de configuração de espaços virtuais para aprendizagem e exemplos de sequências didáticas a serem usados pelos professores da educação básica em suas turmas presenciais.

A Comunidade Landell é um espaço virtual de aprendizagem que reúne oportunidades de formação continuada e recursos tecnológicos aplicáveis aos conteúdos escolares da Educação Básica. A proposta é oferecer tecnologia educacional moderna, sem custos, para professores da rede pública de ensino fundamental e médio. O desenvolvimento dessa comunidade virtual se deu como projeto de conclusão do Mestrado Profissional em Educação do DED/UFLA.

Na comunidade Landell, os professores têm oportunidade de formação que possibilita a incorporação de recursos tecnológicos disponíveis na Internet em suas atividades escolares presenciais. Esse é um conceito atual, em que se combina a educação presencial com a aprendizagem mediada pela internet. A elaboração do curso de formação se deu no formato de um MOOC (Massive Open Online Course) visando incentivar à autonomia dos interessados e permitir acesso ao maior número possível de professores, pois estes podem iniciar o curso a qualquer momento, sem a necessidade de formação de turmas e estudar de forma autônoma por meio de recursos audiovisuais, textos de orientação, exemplos de práticas e atividades de aprendizagem. Também foram disponibilizados  textos e links para recursos educacionais externos tais como objetos de aprendizagem e programas educacionais, que contribuem para uma melhor formação dos professores e para a futura elaboração de salas virtuais com recursos variados e significativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Além de oferecer o curso de formação e uma biblioteca de recursos educacionais, a comunidade oferece um espaço virtual para que os professores de escolas públicas de educação básica criem e mantenham, de forma gratuita, uma sala de aula virtual.

O projeto recebeu o nome de Comunidade Landell, em homenagem ao pesquisador Roberto Landell de Moura, responsável pelas primeiras experiências com a comunicação à distância, precursoras do telefone e do rádio, que contribuíram muito para o desenvolvimento tecnológico nesta area. Mais detalhes sobre o projeto e o acesso aos recursos da Comunidade Landell estão disponíveis no site http://lppi.ded.ufla.br/landell/

Autor do projeto: Ms. Alexandre José de Carvalho Silva

Orientação: Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins