Investigação diagnóstica Proinfo

Um olhar sobre a implantação do ProInfo em escolas municipais de Minas Gerais

Considerando a existência de políticas públicas de inclusão digital que fomentam o uso das tecnologias como ferramenta pedagógica, propôs-se, nesta pesquisa, avaliar o atual estágio de implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), nas escolas municipais urbanas e do campo que atendem aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Níveis I e II, de uma cidade do sul de Minas Gerais, bem como suas reais implicações para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nessas escolas. A relevância de tal investigação está na verificação sobre o quanto as políticas públicas para o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), descritas no ProInfo se concretizam em relação aos objetivos do programa, no que se refere aos resultados obtidos pelas escolas. A pesquisa foi descritiva, teórico-empírica com delineamento de estudo de caso em abordagens qualitativa e quantitativa. No tratamento dos dados foram adotadas as técnicas da análise do conteúdo na fase qualitativa e a estatística descritiva na etapa quantitativa. Participaram, na etapa qualitativa, 24 gestores escolares e educacionais e na etapa quantitativa 194 professores, representando 40 % dos docentes de todas as escolas municipais. Os resultados evidenciam que o ProInfo, mesmo após a reformulação promovida em 2007 e ampliação nos investimentos ainda não foram alcançados seus objetivos e foram poucos os efeitos significativos, principalmente no ensino. Observou-se que há discrepância no entendimento, por parte dos gestores, das responsabilidades de cada ente federado no programa, existe desconhecimento por parte de professores e gestores das ações e procedimentos relacionados a ele e ainda é um grande desafio para os professores, gestores políticos, educacionais e escolares implementar as tecnologias no contexto escolar, visando o uso pedagógico e a inclusão digital.

Autora do projeto: Ms. Vânia de Fátima Flores

Orientador: Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins.

Repositório da dissertação:  http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1904