A robótica como ferramenta de auxílio à aprendizagem da matemática na educação básica
Trata-se de projeto de aplicação de tecnologia educacional ao ensino de matemática com interface em investigação do tipo pesquisa-ação. São organizados projetos de trabalho em etapas. Na primeira buscamos o aprofundamento do referencial teórico sobre o ensino de matemática na educação básica e sobre a aplicação da Robótica Educacional no ensino da matemática. A partir dai são elaboradas, em conjunto com os professores de matemática participantes, atividades relacionadas a conteúdos matemáticos possíveis de resolver por meio da robótica educacional de forma que possam ser aplicados pelos professores em suas salas de aula. Esta etapa se dá em encontros que promovem o diálogo entre os pesquisadores e os professores participantes, promovendo reflexões sobre os aspectos técnicos e pedagógicos a aplicação da robótica educacional. Na terceira etapa os professores iniciam a aplicação das atividades elaboradas e realizam observação e reflexões em conjunto com os pesquisadores. Durante e após a aplicação das atividades, são realizados levantamentos de dados. A conclusão do processo se dá pela realização de um ciclo de estudos com reflexão e o cotejamento entre os métodos convencionais utilizados para o ensino da matemática e o uso da robótica educacional para o mesmo fim. Como resultado, o projeto fomenta competências específicas nos professores de matemática para que passem a utilizar a robótica educacional na perspectiva metodológica da pedagogia de projetos e dos jogos educacionais. É necessário que a escola adquira Kits de Robótica Educacional para a continuidade de aplicação. Durante o tempo do projeto de formação dos professores, os kits utilizados foram oferecidos pela equipe de pesquisadores/orientadores da UFLA.
Participantes do projeto: Ana Paula Rodarte (mestrado em educação), Patricia Nádia Gomes (mestrado em educação) e Débora Hipólito (lic matemática)
Orientação: Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins