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Como surgiu o LPPI (Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras):

Os cursos de formação de professores da UFLA [licenciaturas e mestrado prof. em educação] têm como objetivo principal a formação de docentes para a educação básica – níveis fundamental e médio. Especialmente no que se refere à atuação profissional, é importante oferecer aos nossos estudantes sólida formação inclusive na perspectiva de interação teórico-prática dos conteúdos com a atuação pedagógica, na escola. Tal perspectiva envolve, na atualidade, a utilização massiva de tecnologias digitais de comunicação e informação aplicadas à prática do magistério. Além disso, os egressos desses cursos devem estar aptos a aplicar o conhecimento específico de sua área em outras áreas do conhecimento e também prosseguir com seus estudos em cursos de pós-graduação.

Neste contexto, o projeto de implantação do LPPI foi apresentado ao PAPP-2011 [Programa de Apoio ao Primeiro Projeto] da UFLA e teve como objetivo a criação do laboratório que se constitui em apoio importante ao uso de tecnologias para inovação pedagógica nos cursos de licenciatura da UFLA, ao desenvolvimento de novos métodos de ensino-aprendizagem para a graduação e como laboratório de pesquisa para o Mestrado Profissional em Educação.

Foram autores dos projeto apresentado ao PAPP-2011:

Carolina Faria Alvarenga                          carol_alvarenga@ded.ufla.br

Cláudia Maria Ribeiro                                ribeiro@ded.ufla.br

Elaine das Graças Frade                            elaine.frade@ded.ufla.br

Fernanda Barbosa Ferrari                         feferrari@ded.ufla.br

Maria da Glória B. F. Mesquita                 mgbastos@ded.ufla.br

Ronei Ximenes Martins (Coordenador)  roneimartins@ded.ufla.br

Objetivos específicos estabelecidos no projeto e resultados alcançados em 2014:

1 – Organização do espaço físico e virtual, bem como aquisição de equipamentos: Com a construção do prédio do DED, uma sala foi destinada para o laboratório. Nela foi instalada a Lousa Digital, aparelho de ar condicionado, roteador WIFI, duas bancadas, mesas multiuso, quadro branco, mobiliário, kits de robótica, tablets, netbooks e outros recursos (Figura 1 a seguir). Além disso, 5 computadores foram destinados para utilização de 12 monitores do DED além de participantes do PIBID Interdisciplinar e o equipamento servidor Web foi instalado [lppi.ded.ufla.br] e mantém 2 versões de Moodle que são utilizadas como laboratório virtual para disciplinas do mestrado e das licenciaturas.

lppi
Figura 1 – imagens do espaço físico do LPPI

2 – Inserção de componentes curriculares e atividades para disciplinas, considerando o uso dos recursos disponíveis no LPPI: Foram criadas as disciplinas GDE 126 e 127 – Educação a Distância, GDE 128 – Robótica Educacional (na graduação) e PED508 – Mat. Didáticos e Recursos Midiáticos (Mestrado em Educação) que trabalham as temáticas de inserção de recursos tecnológicos na educação. Total de egressos das disciplinas: aproximadamente 100 estudantes até dez/2014.

3 – Incremento de atuação do Grupo de Pesquisa em Tecnologias para Inovação Pedagógica (criado em 2010). Principais pesquisas e atividades de extensão já concluídas ou em andamento e que utilizam recursos advindos do PAPP:
• A Robótica como ferramenta de auxílio à aprendizagem da matemática na educação básica. [2 mestrandas, 2 docentes da ed. Básica, 1 estudante de graduação, 3 pesquisadores]
• Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para o ensino da tabela periódica [ 1 mestranda, 1 estudante de graduação, 2 pesquisadores]
• Léo, o robô de da Vinci Um projeto Multidisciplinar – cooperação com o DEG. [ 1 mestranda, 1 pesquisador]
• Criação de uma comunidade virtual para a inserção AVA na educação básica (acesse http://lppi.ded.ufla.br/landell/ ) [ 1 mestrando, 1 pesquisador]
• Projeto Interdisciplinar PIBID [ 2 docentes DED, 3 técnico-administrativos do CEAD, 10 licenciandos, 2 professores da educação básica]

A oportunidade oferecida pelo PAPP proporcionou a criação de um espaço multidisciplinar que hoje é utilizado para a formação de professores na graduação e pós-graduação. Novos investimentos na aquisição de equipamentos poderão ampliar o número de pessoas atendidas tanto nas aulas quanto nos projetos de pesquisa e extensão realizados. Principalmente no caso dos tablets e kits de robótica educacional, já realizamos pesquisas em escolas públicas, porém com número reduzido de participantes devido ao número de equipamentos disponíveis.