Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para o ensino da tabela periódica
Considerando as recomendações de diversos documentos de políticas educacionais disponíveis na atualidade, que propõem um ensino mais crítico e interdisciplinar por meio de novas atividades com fomento à incorporação de tecnologias nas escolas e nas salas de aula, este relatório apresenta o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem que auxilie os professores no processo de ensino e os alunos na aprendizagem do conteúdo da Tabela Periódica. A relevância desse trabalho está na busca de soluções para diminuir as dificuldades apresentadas na aprendizagem de conteúdos da química, ocorrendo a necessidade de se investir na integração das tecnologias digitais ao ensino de forma que se promova um processo de aprendizagem mais significativo e integrado ao dia a dia. Para dar suporte ao desenvolvimento do objeto de aprendizagem na forma de Jogo Educacional, a abordagem metodológica foi estruturada em uma dimensão investigativa que congrega pesquisa bibliográfica e observação participante, e outra que organiza a concepção, planejamento, implementação e avaliação de Objetos de Aprendizagem para desenvolvimento de aplicações educacionais. Os resultados da fase investigativa oferecem subsídio para futuras pesquisas nessa área. Na fase de desenvolvimento foi produzido um protótipo do jogo educacional que poderá ser aprimorado para que se obtenha a primeira versão a ser utilizada livremente por professores e estudantes, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica.
Trata-se de um jogo do tipo RPG em um mundo virtual 3D, inédito para conteúdos de química da educação básica, cujo objetivo é auxiliar os professores no processo de ensino e os alunos na aprendizagem dos conteúdos relacionados com a tabela periódica visando minimiza as dificuldades apresentadas pelo ensino desse conteúdo na forma convencional. O jogo, cujo protótipo foi desenvolvido e a versão inicial necessita de recursos para conclusão, pode ser executado em dispositivos que operam com sistema operacional Android (tablets, celulares, ou computadores).
O público potencial é imenso, pois a disponibilidade de celulares e Tablets entre os estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio (potenciais interessados no produto) é da ordem dos milhões. O conteúdo é considerado um dos mais difíceis da Química que é ensinada na educação básica. Devido à grande disponibilidade de tecnologia digital de informação e comunicação para os jovens, existe forte tendência de esse tipo de recurso tecnológico se torne muito utilizado e muito útil para professores e alunos.
Autores do projeto: Amanda Mayra Cardoso (mestrado em educação), Aleph Campos da Silveira (Bal. Ciência da Computação),
Orientação: Prof. Dr. Ronei Ximenes Martins e Prof. Dr. Raphael Winckler de Bettio
Repositório da dissertação: http://repositorio.ufla.br/handle/1/4425
O download do protótipo do jogo pode ser feito aqui:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/40706198/Jogo%20da%20Tabela.zip