A centralidade do trabalho na psicodinâmica de Christophe Dejours, o campo educacional e o trabalho docente: aproximações possíveis

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Arnaldo Valentim Silva Evaldo Piolli

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição das pesquisas e reflexões de Christophe Dejours para a retomada da questão da centralidade do trabalho em uma conjuntura marcada por avanços tecnológicos e científicos sem precedentes que parecem, à primeira vista, relativizar a importância do trabalho na construção da vida social. Ao construir um itinerário de pesquisa que denomina de psicodinâmica do trabalho o autor francês, na contramão do senso comum e dos clichês sobre o fim do proletariado, chama a atenção para o papel do trabalho na construção da identidade, nas relações de gênero e na construção da vida em sociedade. Ao final pretende-se, brevemente, ilustrar de que modo as reflexões e descobertas das pesquisas conduzidas por Dejours podem lançar questões ao trabalho do professor e ao cotidiano da escola num contexto no qual, segundo uma lógica neoliberal, se aprofunda a transposição de modelos gerenciais típicos das empresas para as escolas e nos sistemas educativos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVA, Arnaldo Valentim; PIOLLI, Evaldo. A centralidade do trabalho na psicodinâmica de Christophe Dejours, o campo educacional e o trabalho docente: aproximações possíveis. Devir Educação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 50-65, abr. 2017. ISSN 2526-849X. Disponível em: <http://lppi.ded.ufla.br/revistaded/index.php/DEVIR/article/view/13>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos de pesquisa