Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental

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Ana Maria Esteves Bortolanza Angela Machado de Paula

Resumo

Este trabalho, parte de uma pesquisa (2015) realizada com alunos de 4º ano do ensino fundamental, de uma escola pública no interior de Minas Gerais, analisa indícios da escrita autoral no processo de ensino e aprendizagem do gênero conto, evidenciando os processos de interação na sala de aula, a partir dos gêneros discursivos como organizadores das ações com a linguagem verbal no processo de ensino e aprendizagem da escrita. Tem como procedimentos metodológicos observações e um experimento pedagógico organizado em atividades de sequências didáticas com os elementos estruturadores do conto. Fundamenta-se em concepções de Vigotski e seus colaboradores, Bakhtin, Dolz e Schneuwly. Os resultados mostram indícios de reprodução e de criação do gênero conto pelos alunos no processo de constituição de sua autoria, desvelando em suas produções textuais conhecimentos de mundo, linguísticos, textuais. Conclui-se que compete ao professor ensinar as estratégias da escrita autoral, ao identificar e utilizar adequadamente as ferramentas adequadas para o ensino dos gêneros textuais por meio de sequências didáticas que possibilitem aos alunos apropriarem-se dos elementos estruturadores do conto com foco na constituição autora, de maneira a desenvolverem práticas discursivas.

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Como Citar
ESTEVES BORTOLANZA, Ana Maria; DE PAULA, Angela Machado. Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental. Devir Educação, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 83-102, maio 2018. ISSN 2526-849X. Disponível em: <http://lppi.ded.ufla.br/revistaded/index.php/DEVIR/article/view/72>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30905/ded.v2i1.72.
Seção
Artigos de pesquisa